Cuidados Integrativos

I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

De 12 a 14 de outubro de 2017 será realizado o I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), em Natal, no Rio Grande do Norte. O encontro será realizado no PraiaMarNatal Hotel & Convention, como parte do III Encontro Nordestino de PICS e I Congresso Nacional de PICS.

Com tema "Por uma nova cultura de cuidado", o evento será composto de mesas temáticas, minicursos, conferências, mostra audiovisual, lançamento de livros e apresentação de trabalhos.
Mais informações e programação completa, acesse o site: http://www.congrepics.com.br

I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares - Natal/SC

Dr. Beny Schmidt entrevista Sissy Fontes Veloso no Programa Ciência Livre

A prática humanista da medicina e dos cuidados integrativos na promoção da saúde foi tema da 16ª edição do Programa Ciência Livre em 27/09/17, no qual a Profª Drª Sissy Veloso Fontes, entrevistada pelo Dr. Beny Schmidt, falou sobre autoconhecimento, espiritualidade, tratamentos de doenças e afetividade.
__

Profª Drª Sissy Fontes concede entrevista sobre a ampliação de terapias integrativas no SUS

A Profª Drª Sissy Fontes concedeu entrevista no dia 28/03/17, no jornal O Estado de S. Paulo, um dos veículos mais respeitáveis do Brasil, em virtude da ampliação da lista de terapias integrativas no SUS, conforme Portaria nº 849/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U).

O Ambulatório de Cuidados Integrativos da Unifesp vem aplicando algumas dessas práticas desde 2012. 

Esse serviço pioneiro segue um modelo transdisciplinar de trabalho, onde uma equipe de especialistas e professores em Cuidados Integrativos aplicam algumas dessas práticas aos seus beneficiários (pacientes e cuidadores), propiciando uma visão ampliada de saúde e autonomia aos seus participantes.

Esse programa pioneiro integra de maneira transdisciplinar a medicina de ponta, de alta tecnologia, com as chamadas medicinas milenares, que entendem o homem em sua composição multidimensional, ou seja, como indivíduo que tem uma condição física, mas também psicológica, social e espiritual. Esses pacientes não deixam de receber as abordagens convencionais, como medicamentos, fisioterapia e fonoaudiologia, mas a realização das práticas integrativas auxilia em vários aspectos e melhora a qualidade de vida.

Leia na íntegra:

SUS oferece procedimentos de práticas integrativas

Paciente na maca recebendo reiki (terapia energética por imposição de mãos)

Conforme a portaria 145 de 2017, aprovada pelo órgão em 11/01/17, foi ampliada a lista de métodos e técnicas integrativas que figuram na tabela do SUS na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde" (clique aqui para abrir o link). Dessa maneira, o Ministério da Saúde inclui práticas como reiki, meditação, musicoterapia, arteterapia e tratamentos naturopático, osteopático e quiroprático como procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), definidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006.

Leia mais:

VII Congresso Internacional de Ciências da Religião

Em 27/04/2016, a Profª Drª Sissy Veloso Fontes participou da mesa redonda que abordou o tema: "Cuidado de si: alívio à dor, restauração integral e sentido do ser na experiência religiosa". O evento integrou o VII Congresso Internacional de Ciências da Religião, realizado em Goiânia/GO.
Congresso-Goiania-16
Na foto, Prof. Dr. Clovis Ecco (PUC Goiás), Presidente do Congresso; Profª Drª Sissy Fontes, Coordenadora do Curso de Especialização em Cuidados Integrativos da Unifesp e Dr. Jánis Arnold Roze, Professor Emérito de Biologia da City College de Nova Iorque e foi associado com o American Museum of Natural History.

Cuidados Integrativos marca presença em congresso

Em 27/04/2016, a profª Drª Sissy Veloso Fontes participou da mesa redonda que abordou o tema: "Cuidado de si: alívio à dor, restauração integral e sentido do ser na experiência religiosa". O evento integrou o VII Congresso Internacional de Ciências da Religião, realizado em Goiânia/GO.

Congresso-Goiania-16

Na foto, Prof. Dr. Clovis Ecco (PUC Goiás), Presidente do Congresso; Profª Drª Sissy Fontes, Coordenadora do Curso de Especialização em Cuidados Integrativos da Unifesp e Dr. Jánis Arnold Roze, Professor Emérito de Biologia da City College de Nova Iorque e foi associado com o American Museum of Natural History.