Cuidados Integrativos

Termo, Conceitos e Visões de Cuidados Integrativos

O termo Cuidados Integrativosaplicado no Curso de Especialização Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos, no Ambulatório de Cuidados Integrativos e no Programa de Extensão (social e de pesquisa) em Cuidados Integrativos da UNIFESP consiste em um “novo paradigma” que associa conhecimentos orientais milenares e gregos arcaicos, sabedoria de povos nativos e avanços tecnocientíficos ocidentais modernos promovendo a interface entre, além e através dos eixos “Saúde e Educação” visando cuidar de toda a natureza em geral, onde está incluso, faz parte a natureza humana em toda a sua multidimensionalidade; onde a totalidade é manifesta no ato de CUIDAR COM AMOR (Fontes SV, 2014).

A Saúde Transdimensional e a Educação Transdisciplinar são, em essência as bases conceituais dos “Cuidados Integrativos”, considera-se a prática dos cuidados integrativos em saúde de per si, um processo de educação em “BEM SER”; e, em educação de per si um processo de saúde em “BEM VIVER”. Os Cuidados Integrativos é, portanto, uma prática de saúde e educaçãoALICERÇADA EM VALORES UNIVERSAIS”, éticos (modo de ser) e morais (costumes) com método, teorias e técnicas e, habilidades próprias (Fontes SV, 2014).

Cuidados Integrativos”, no sentido metafórico é ESPAÇO, é FLUIDO, é FORMA de saberes e vivências que interagem entre, além e através; ora convergindo, ora divergindo; ora expandindo, ora contraindo; ora se aproximando ora se repelindo como ”partículas subatômicas” que constituem “uma unidade – humanidade”, A SERVIÇO DO PROPÓSITO MAIOR  (Fontes SV, 2014).

Essa indissolubilidade entre a saúde, com uma visão sistêmica, cujo preceito antropológico é, minimamente pentadimensional e a educação, alicerçada na visão transdisciplinar, cujo modelo de ensino admite, a partir do lugar do 3º. incluído os diferentes níveis de realidade e a complexidade propicia NOVA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO SABER, DO SENTIR E DO FAZER, com base no “SER QUE CUIDA DE SI, DO OUTRO E DO PLANETA” (Fontes SV, 2014).